O Ministério da Saúde está alertando a população sobre um golpe que está usando o telefone do TeleSUS 136. O Ministério está de fato entrando em contato com os cidadãos para obter informações sobre o Novo Coronavírus por meio deste número. No entanto, alguns criminosos estão se usando disso para obter informações e sequestrar contas do aplicativo Whatsapp.

O criminoso entra em contato com a potencial vítima para solicitar uma suposta pesquisa sobre os sintomas do COVID-19, se passando por um representante do Ministério da Saúde. Então, a pessoa recebe um código no celular e o criminoso pede para informá-lo. Contudo, o que a vítima não percebe é que este código se trata de um PIN de seis dígitos que libera acesso à sua conta do WhatsApp.

Para não cair no golpe a recomendação é seguir essas medidas de segurança:

Confira o número que está ligando antes de atender. O número do Ministério da Saúde é 136.

O TeleSUS não pede dados pessoais, então não forneça

O TeleSUS também não envia código nem pede doações

Evite clicar em links de mensagens que ofereçam brindes, prêmios ou benefícios.

Desconfie de informações sensacionalistas ou ofertas muito vantajosas e busque fontes confiáveis.

No caso de mensagens que tratam de assuntos governamentais, como benefícios sociais e questões de saúde pública, busque a informação em sites oficiais, como do Ministério da Economia e do Ministério da Saúde.

Não compartilhe mensagens sem antes verificar se a informação é verídica e se os links são seguros.

Utilize soluções de segurança no celular que oferecem a função de detecção automática de ‘phishing’ (roubo de dados) em aplicativos de mensagem e redes sociais.

Banner teleSUS clique aqui


COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO...