Entenda um pouco sobre aplicações de Rede, o que esta por trás da internet…

FocadoemTI

As aplicações de rede são a “razão de ser” da internet, permitindo que os usuários possam fazer coisas úteis e interessantes na rede. Sem as aplicações, a internet não teria sentido.
Podemos definir Aplicações de Redes dizendo que são programas de aplicações típicas da internet, exemplificado como o FTP, E-mail, Chat entre tantos outros. Esses programas de aplicações se comunicam entre si, trocando mensagem ou arquivos através da rede e de canais lógicos oferecidos pelos protocolos TCP/IP.
Os protocolos de aplicação são usados para definir os processos da aplicação, em particular os tipos de mensagens trocadas, a sintaxe e a semântica das mensagens alem das regras de como um processo envia ou responde uma mensagem.
Os protocolos de aplicação representa uma parte das aplicações de rede, pois cada aplicação atende uma demanda, podemos citar o WWW, que permite obterem documentos da web, usando algumas componentes como o HTML, HTTP e SMTP.
Uma aplicação de rede normalmente tem duas partes um lado cliente e um lado servidor que se comunica entre si.
Os dois processos se comunicam através do envio e recebimento de mensagem através de mecanismos chamados portas (sockets). Essas portas são a implementação dos protocolos de transportes da internet TCP e UDP. Estabelecendo um canal de comunicação lógica para a transferência de mensagem porta-a-porta entre os processos de aplicação rodando em dois computadores remotos.
Para que um processo em um computador possa enviar uma mensagem a um computador remoto ele deve endereçar quem vai receber a mensagem, informado o nome ou IP da maquina de destino, o numero da porta do processo do lado do receptor.
A escolha do tipo de serviço de transporte (UDP e TCP) depende do tipo de serviço que a aplicação vai necessitar. Levando em consideração, quanto a perda de dados, quanto aos requisitos temporários ou ainda quanto a largura de banda.

Para atender a estes requisitos, os dois protocolos de transporte da internet oferecem as seguintes facilidades:
TCP: serviço orientado a conexão, transporte confiável, controle de fluxo, controle de congestionamento e não prevê garantias temporárias ou de banda mínima.
UDP:Transferência de dados não confiável e não prevê abertura de conexão, confiabilidade, controle de fluxo, controle de congestionamento, garantias temporárias ou de banda mínima.
As aplicações WWW permite aos usuários obterem documentos ou paginas web. As paginas Web consiste de objetos podem ser arquivos, imagens, clipe de áudio ou vídeo, etc.
Os protocolos HTTP definem os navegadores Web (Cliente) requisitam páginas de servidores Web. Digamos que o usuário digite um site no browser essa aquisição HTTP e enviada para o servidor Web, onde o servidor recebe a aquisição e responde com uma mensagem HTTP contendo os objetos solicitados.

Aplicação de transferência de arquivos

Quando se fala em transferência de dados, FTP é o principal protocolo para transferir arquivos de um computador para outro, onde o usuário faz a transferência de arquivos de um computador remoto para um computador local e vice-versa. Muito usado para colocar um site na internet, ou seja, quando se tem um site pronto em seu computador, seja em HTML, PHP, ou outras, se usa o FTP para fazer o upload desses arquivos para um servidor na web.
Para isso o usuário deve oferecer sua identificação, nome e senha, seu domino e a porta, para fazer a transferência dos arquivos, contando com um software de FTP é simples fazer esse processo, e com isso o usuário esta realizando uma transferência de arquivos usado o FTP.
Os protocolos FTP, assim como o HTTP, roda sobre o TCP. Sendo que o FTP usa duas portas paralelas TCP para transferir arquivos: uma para controle e outra para a transferência de dados.
O protocolo SMTP usa serviço de transferência de dados confiável do TCP para transferir uma mensagem desde o remetente ate a caixa postal do destinatário. É o protocolo mais importante para o funcionamento do correio eletrônico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers