Trabalhar em casa tem diversos benefícios como maior flexibilidade, mais conforto e qualidade de vida, mas se engana quem pensa que esta é uma tarefa fácil. Manter-se produtivo é um desafio diário. 

A primeira coisa que você tem que saber é: não existe uma fórmula mágica para trabalhar home office, mas existem algumas dicas práticas que ajudam bastante: 

Prepare o ambiente: Mesmo estando em casa, é preciso que o local de trabalho esteja preparado para isso. Mantenha seu espaço limpo, organizado e procure usar móveis confortáveis.

Prepare você: Muitos especialistas indicam que arrumar-se para ir trabalhar tem uma resposta psicológica, que te ajuda a ter mais foco.

Crie uma rotina: Defina a hora de iniciar e de parar o trabalho, incluindo pausas para pequenos descansos. Isso é fundamental para manter a produtividade.

Planeje-se: Fazer uma lista do que deve ser realizado (inclusive classificando pelo que é mais urgente) evitará que você se perca e acabe deixando de lado tarefas importantes.

Aproveite a tecnologia: Hoje em dia existem diversas ferramentas para que você possa trabalhar remotamente. Use e abuse de todas elas. Muitas são gratuitas. 

Evite distrações: Escolha momentos específicos em que você poderá ser interrompido. Você pode combinar isso com a sua família, por exemplo. Diga a eles os momentos que vocês podem conversar, assim você não perderá o foco na atividade que está  desenvolvendo.

Agora, se você é gestor de uma equipe, o desafio é ainda mais complexo, porque além da autodisciplina você terá que fazer o gerenciamento de sua equipe e motivar as pessoas para que o trabalho aconteça. Segue umas dicas bônus para enfrentar essa situação: 

Motive sua equipe: Este é o momento de garantir que ninguém se sinta sozinho. Converse com todos os colaboradores em grupo, mas tente também manter um contato individual, tirando dúvidas e tentando sentir o ânimo de cada um.

Mantenha a visibilidade: Garanta que todos estejam se vendo, interagindo, colaborando. Use as ferramentas de gerenciamento de projetos para que os colaboradores possam ter uma ideia do todo e não se sintam sozinhos fazendo algo que não faça sentido para a equipe.

Crie momentos de descontração: pode se um happy hour virtual depois do expediente ou 10 minutos de conversa fiada antes de discutir um assunto sério. Neste momento estão todos apreensivos e ansiosos, então é bom ter uma válvula de escape. 

Por Alice Salvo Sosnowski, fundadora O Pulo do Gato Empreendedor*


VEJA O VÍDEO ABAIXO:


COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO...